A MinervaBots é a equipe de robótica da UFRJ e desenvolve projetos para competir em eventos nacionais e internacionais. Participamos de 4 modalidades principais: Combate, Sumô, Trekking e Seguidor de Linha, subdivididos de acordo com suas limitações de peso e dimensão.
Combate
O objetivo dessa categoria é que os competidores destruam ou incapacitem o adversário de continuar operando na arena de batalha. Essa modalidade é dividida de acordo com a massa dos robôs.
Combate Hobbyweight
O combate Hobbyweight é composto por robôs que competem geralmente em uma arena de 9×9 metros e devem respeitar o limite de peso de até 5,44 kg. Nessa categoria, nossos representantes são os robôs MonXtro e Xtronda.
Melhores resultados
MonXtro
Terceiro lugar - Summit de Robótica 2019
Xtronda
Oitavo lugar - Winter Challenge 2018
Combate Beetleweight
Na categoria combate Beetleweight, os robôs devem respeitar o limite de peso de até 1,36 kg e os confrontos são realizados em uma arena blindada em forma de cabine, geralmente de dimensões 2×2 metros. Nessa categoria, nossos representantes são os robôs Bigode e Bixcoito.
Melhores resultados
Bigode
Segundo lugar - IRONCup 2018
Bixcoito
Segundo lugar - Winter Challenge 2016
Combate Antweight
A categoria Antweight é composta por competidores que devem pesar no máximo 454g. Nessa categoria, nosso representante é o robô MutAnt. Ele é o menor projeto de combate da equipe e, também, o primeiro dessa categoria desenvolvido pela MinervaBots.
Melhores resultados
MutAnt
Quarto lugar - Winter Challenge 2016
Seguidor de Linha
O objetivo dessa categoria é que os competidores percorram um trajeto determinado por uma linha branca em uma pista preta de forma totalmente autônoma e no menor tempo possível. O corpo do robô deverá sempre ficar sobre tal linha, sendo invalidada a marcação de tempo no caso dele sair completamente do percurso.
Melhores resultados
Presto
Primeiro lugar - Copa Rio de Robótica 2018
Trekking
Nesta categoria, o robô precisa ser capaz de encontrar marcos (cones) em um campo enfrentando diferentes obstáculos e condições adversas, no menor tempo possível e de maneira completamente autônoma.
Para isso, o nosso Trekking, Atlas, possui diversos sensores para se localizar no campo e perceber quaisquer obstáculos. Além disso, o robô conta com sistema de controle complexo para fazer a integração entre a parte mecânica e eletrônica do projeto.
Melhores resultados
Atlas
Segundo lugar - Summit de Robótica 2019
SUMÔ
O objetivo dessa modalidade é que os competidores retirem o robô adversário de uma arena. Os robôs são divididos de acordo com sua massa e competem em uma arena circular, cujas dimensões e material variam de acordo com a categoria.
Sumô 3kg
Nesta categoria, a arena é metálica e de aproximadamente 1,5m de diâmetro. Dividida em duas modalidades, os robôs podem competir de maneira autônoma ou radio-controlado (RC).
Nossos robôs nesta categoria, Atena, Valeska e Auterna, competem em ambas as modalidades. Eles possuem sensores para detectar seus adversários e uma eletrônica robusta para controlar os seus potentes motores. Além disso, na modalidade de sumô 3kg autônomo, nossos robôs já competiram três vezes no mundial de sumô no Japão, All Japan Robot Sumo.
Melhores resultados
Atena
Segundo lugar (autônomo) - Winter Challenge 2019
Auterna
Primeiro lugar (autônomo) - Winter Challenge 2016
Valeska
Segundo lugar (autônomo) - Smile 2019
Sumô LEGO
Nesta categoria, a arena é feita de MDF e com diâmetro de 77cm. Essa categoria é composta por robôs autônomos de até 1kg feitos totalmente de peças LEGO e com dimensões limitadas a 15,2×15,2 cm.
Nossos representantes nessa categoria são os robôs Violeta, Treta, Bump! e Mc Brinquedo. Eles alternam entre diferentes armas de acordo com o seu adversário e utilizam estratégias de programação para localizar e tirar o oponente da arena.
Melhores resultados
Treta
Segundo lugar - Winter Challenge 2019
Mc Brinquedo
Primeiro lugar - Salão de Robótica 2018
Sumô Mini
Nesta categoria, a arena é feita de MDF e com diâmetro de 77cm. É composta por robôs autônomos de até 500g e com dimensões limitadas a 10×10 cm.
Eles utilizam estratégias de sensoriamento e controle para localizar o adversário com maior eficiência. Além disso, para melhorar sua performance, é preciso ter um ótimo estudo de centro de massa e relação torque/velocidade do robô. Nossos representantes nessa categoria são os robôs ET e Zé Pequeno.
Melhores resultados
Zé Pequeno
Terceiro lugar - IRONCup 2018
ET
Décimo lugar - IRONCup 2020
Contate-nos
Endereço
Avenida Athos da Silveira Ramos, 99,
Sala I-101 Subsolo, Centro de Tecnologia UFRJ, Cidade Universitária, 21941-611, Rio de Janeiro – RJ, Brasil